sábado, 4 de setembro de 2010

O papel da mulher na sociedade contemporânea




"Em 19 de abril de 2004, a empresária Cristina Boner uniu um grupo de mulheres bem sucedidas com o intuito de fundar uma associação civil sem fins lucrativos de interesse público em prol da valorização da Mulher e fomento a participação feminina na sociedade. Assim surgiu a Associação de Mulheres Empreendedoras, a AME."



_____________
Discutiremos agora sobre uma mudança que vem ocorrendo há muito tempo, mas que ainda precisa ser analisada. A mulher ganhou independência, trabalha fora de casa, mas isso todos nós sabemos já há algum tempo. Então por que, mesmo hoje, algumas mulheres são tratadas como inferiores? Por que os salários das mulheres continuam menores que os dos homens para uma mesma profissão? O que faz certa parcela da sociedade ainda confundir as diferenças entre os gêneros (que realmente existem) com uma hierarquia entre eles?


Milhares de mulheres em nosso país deslancham carreiras de sucesso. Não há mais aquelas profissões-padrão; mulheres não precisam mais necessariamente trabalhar como professora, ou costureira, ou apenas como dona de casa. Há mulheres dirigindo ônibus, há mulheres à frente de grandes empresas e há mulheres na engenharia. As barreiras parecem se dissolver.


Não devemos ser tão utópicos, no entanto. Apesar de muitos casos de sucesso trazerem felicidade aos que lutam por igualdade, já outros nos fazem pensar que temos muito que caminhar. Os casos de violência, verbal ou física, e de desrespeito em relação a mulher ainda alcançam um número absurdamente alto — quando devia ser simplesmente zero.


Os dois lados — o avanço e o atraso — convivem na sociedade brasileira atual, mas devemos sempre ser otismistas. Não do tipo que fica sempre feliz com o que tem, mas do tipo que analisa a situação e tenta mudá-la para melhor, sempre acreditando nessa perspectiva.


Iniciativas como a da associação citada no início do texto são passos importantíssimos  na busca por igualdade. A AME capacita mulheres e as auxilia a crescer no mercado de trabalho, sempre buscando independência. Ajuda aquelas sempre divididas entre a família e a carreira profissional. Mãe, dona de casa, motorista, enfermeira, costureira, cozinheira e empresária são alguns do papéis que fazem parte muitas vezes de suas vidas múltiplas.


Não podemos deixar a violência e a desigualdade acontecerem. Temos que lutar pelo que é certo, não só ficar parados concordando. Mude seu comportamento em relação as mulheres para melhor e talvez você seja o responsável pela mudança de outros.


Comente aqui com as suas opiniões, considerações e atitudes. O que você faz efetivamente pelas mulheres que sofrem preconceito? O que você pensa sobre o assunto? Tem exemplos de mulheres que superaram as adversidades e hoje são felizes?


E pra você, mulher: qual é o seu papel na sociedade contemporânea?




























Imagens: Google Imagens e DeviantART (http://browse.deviantart.com/?q=woman&order=9&offset=24#/d7pr6o).
Citação: http://www.mariadapenha.org.br/sobre-a-ame/quem-somos .

4 comentários:

  1. Né? Qualquer tipo de preconceito é ridículo. Os seres humanos tem as mesmas capacidades, não importa cor ou gênero. Homens que se acham melhores que mulheres são somente arrogantes imbecis. Homens e mulheres tem direitos e papéis iguais. Não é preciso ser feminista para perceber isso.
    Novamente, blog muito bom. Escolheu um tema ótimo para abordar das obras da Rachel *-*

    ResponderExcluir
  2. Você aqui de novo :D

    Que bom que tá gostando! Continue acompanhando que vão vir mais coisas legais e polêmicas XD

    Obrigado, Murder ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a Lady Murder.

    Quanto séculos têm de passar, quanto o homem precisa se desenvolver, quantas teorias filosóficas precisam ser criadas, quantas pessoas morrerão para que todos sejam tratados como iguais? É incrivel como ainda hoje há pessoas que se perderam na hora de evoluir e acham-se superiores aos outros.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com você, Johnny. Algumas pessoas não acompanham (às vezes nem mesmo é de propósito) as mudanças que ocorrem e acabam ficando pra trás na ignorância.

    Obrigado pelo comentário! Espero que continue lendo o blog XD

    ResponderExcluir