quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Duas fotos, duas épocas, uma Rachel





















Rosto de moça direita. Educada. Parece até moça comportada, moça que só balança a cabeça e diz "sim, sim" sempre. Há um quase sorriso. Parece com vergonha de sorrir. Seus olhos expressam dúvida...

A filha de Daniel de Queiroz Lima e Clotilde Franklin de Queiroz, tataratataratataraneta de José de Alencar. Rachel. Rachel jovem, Rachel prodígio. Rachel talvez melhor escritora que essa terra brasileira já viu um dia.





















Face cheia de rugas. Sorriso sereno. Parece ser daquelas velhinhas que vão a igreja e fazem tricô e cozinham para os netos aos domingos.


____________
Rachel de Queiroz era ateia. Rachel de Queiroz já fora um dia comunista. Rachel de Queiroz escrevia por obrigação.

Ela era forte, e isso é uma das poucas coisas sobre ela de que podemos ter certeza. Todas as suas personagens, que lutavam contra a seca e as adversidades que a vida sempre traz, tinham pulso, tinham garra e todas aquelas faziam parte dela.

Além das personagens de seus livros, milhares de outras mulheres sofrem e lutam Brasil a dentro. Trataremos do papel da mulher nas obras de Rachel e no mundo — os problemas, as dificuldades e as felicidades.

O objetivo desse blog é trazer um pouco da temática trabalhada por essa mulher fantástica, que tanto encantou os brasileiros durante seus quase noventa e três anos de vida. Ganhou prêmios Jabuti, ganhou o prêmio de Camões (o Nobel da Literatura em Língua Portuguesa), e agora ganha essa singela homenagem do Colégio Farias Brito com a sua Coletânea Jovem.

Lembrem-se, no entanto, que o blog depende do comentário de vocês. Deem ideias, reclamem, elogiem, compartilhem suas ideias. O Memorial de Maria Moura só existe com os seus leitores!

Esperamos que, pelo menos na memória de todos nós, Rachel de Queiroz continue imortal. E não só por ter entrado na Academia Brasileira de Letras.





Imagens encontradas no Google Imagens e vídeo, no Youtube.

2 comentários:

  1. Fato.
    Confesso que, infelizmente, nunca li uma obra dela. Mas tenho muita vontade e adoro a ótima visão que ela tem do mundo e das mulheres. Suas personagens fortes, heroínas...
    Enfim, uma grande mulher que merece totalmente se homenageada. Blog muuuito bom mesmo. \o\

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Lady Murder!

    Que bom que você gostou, mesmo não tendo lido os livros dela. Espero que continue acompanhando as postagens :D

    Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir